24.8.15

Tradução da novel Beyond


Eeee... é com muito orgulho que anuncio que estou a traduzir a novel Beyond! Para quem não sabe, Beyond significa "Além", é uma novel com apenas 4 capítulos que foi escrita pela autora como continuação de No.6 - mesmo que nem todos os capítulos se passem no futuro, e que aconteça efetivamente pouca coisa, repleta de flashbacks. Tenho colocado imensos spoilers das informações que se podem retirar dessa novel aqui no blog, mas imagino que seja mais agradável ler por conta própria. Então, por ser volume único, tentarei traduzir antes do fim das férias - ler é rápido, mas traduzir não. Decididamente. Estou a demorar pelo menos 9 horas com cada capítulo. Ainda assim, se este é para ser um blog em português em condições, precisa de pelo menos ter algo assim, não é? Este post em particular contém o prólogo e a lista dos capítulos, que vou editando para link conforme vá postando os capítulos. Espero que seja útil :)

Aviso: A tradução será para português de Portugal. Sei que para quem não é do brasil e não está muito familiarizado poderá resultar de forma estranha - e qualquer coisa que não dê para entender, perguntem pelos comentários - mas habituem-se, não é difícil. Bom, servirá para verem como é para os portugueses ler textos em brasileiro :)

Prólogo

Eu não me esqueci deles.
A crónica das suas vidas é talvez
a única que vale a pena contar.


Poderemos acreditar completamente nas pessoas de novo?
* * *
Permitam-me contar-vos uma história. Uma história que conheço. História? Não―é realidade, humanos provavelmente diriam. Eles diriam que é realidade gravada na história da humanidade.
Mas para mim, as obras dos humanos não são nada além de histórias. Por vezes comédia, por vezes tragédia; às vezes previsíveis, às vezes enfadonhas―nada além de fabricações.
Sim, humanos nunca são nada além de atores idiotas.
Eles encenam uma farsa, dançando à mercê da sua cobiça, amor, e emoções. São idiotas, ignorantes, e ambiciosos.... Destroem com as suas próprias mãos aquilo que criaram. Aspiram a comandar sobre os outros e tornar-se o único rei do mundo.
Porque é assim, pergunto-me?
Porquê que os humanos são os únicos incapazes de viver pelas leis da natureza, deixando tudo tal como é? São criaturas tão estranhas. 
Na história que estou para contar agora, a personagem principal também é humana―não. A personagem principal é na verdade uma cidade. Uma cidade-estado. As pessoas chamaram-lhe No. 6.Já ouviram o nome antes? É a mais bela, ainda que mais assustadora, existência criada por mãos humanas. Merece um papel principal numa farça, não acham?
Mas... por estranho que possa parecer, por algum motivo, sinto uma espécie de amor relativamente a essa cidade, No. 6. A história em torno de No. 6, tal como aqueles que viveram na história em si, cativam-me. Será que isso me faz possuidor de uma "alma"?
Conheço dois jovens rapazes.
Noite e dia; luz e escuridão;terra e vento; um que abraça tudo, e um que tenta atirar tudo isso para longe. Eles são tão diferentes, ainda que tão parecidos. Ambos estão profundamente envolvidos com No. 6. Viveram as suas vidas a par com No. 6.
O quê? Quando foi isso, dizem?
Imagino quando. Parece que foi apenas ontem, mas ao mesmo tempo, parece que foi há centenas de anos atrás. Não sinto a passagem do tempo do mesmo modo que humanos sentem.
Não vejo diferença entre um único momento ou uma eternidade.
Mas não me esqueci deles.
Às vezes sinto que crónica das suas vidas é talvez a única que vale a pena contar.
Vem cá, agora.
Deixa-me contar-te uma história.
Uma história sobre dois rapazes e sobre No. 6.

Lista de capítulos


Que tal? É verdade que não sou nenhuma especialista a fazer traduções, mas sempre é melhor que recorrer ao google tradutor. Jaa!

3 comentários:

  1. Ahhhhh!!! Muito obrigada! pensei que nunca leria eles na minha vida! Sério, estou muito grata, por favor continue com seu trabalho de fã para fãs, para que mais pessoas possam conhecer sobre o maravilhoso universo de No. 6

    ResponderEliminar
  2. Melhor blog eternamente! Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Já agora, se souber inglês, é capaz de gostar de dar uma olhada nas coisas que coloco no meu tumblr de No.6, desde análises a fanarts (reblogados, na maioria): http://wegivehimwater-no6.tumblr.com/

      Eliminar